Saúde
Pelotas inicia nova etapa de vacinação contra a gripe
Crianças de seis meses até menores de seis anos, puérperas de até 45 dias e pessoas com deficiências são a prioridade desta nova fase
Carlos Queiroz -
A prefeitura de Pelotas iniciou nesta segunda-feira (11) a nova etapa de vacinação contra a gripe. Os focos de aplicações das doses neste ciclo são as crianças de seis meses até menores de seis anos, puérperas de até 45 dias e pessoas portadoras de deficiência. O Ministério da Saúde repassou 32,6 mil doses ao município, cujo direcionamento será exclusivo para o público-alvo da campanha.
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades. Em razão da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reorganizou os horários e encaminhamentos nas unidades. No turno da manhã, tem acontecido o atendimento de pacientes que apresentam sintomas gripais. Pelotenses que desejam se vacinar ou que demandam outras necessidades de cuidado, devem procurar os locais no período da tarde. “Os horários de funcionamento das unidades foram determinados conforme organização para enfrentamento do coronavírus. A vacinação será feita exclusivamente à tarde, justamente para evitar que pacientes com sintomas de síndromes gripais tenham contato com pessoas que queiram se imunizar”, destacou a secretária de Saúde, Roberta Paganini. No Centro de Especialidades, é possível ter acesso às doses entre às 8h até às 18h.
Neste modelo de trabalho, a exceção é a unidade Jardim de Allah, que atua apenas no período da manhã e realizará as imunizações entre 8h e 10h. A unidade do Lindóia também trabalha em regime diferenciado. Pela estrutura física do local, as vacinações acontecerão em ambos os turnos. “Na unidade do Lindóia, a entrada será pela lateral, pela área externa. Entrando pelo lado, as pessoas que querem se vacinar conseguirão ser separadas daquelas que apresentam sintomas gripais”, explicou a secretária.
Durante a segunda fase da campanha, foram vacinados 424 membros da população privada de liberdade, 63 detentos, 516 caminhoneiros, 354 trabalhadores de transporte coletivo e 1.940 profissionais da área da segurança. A nova fase, iniciada nesta segunda-feira, não tem data prevista para término. A Secretaria estima imunizar aproximadamente 25 mil pessoas. Entre este cálculo, estão previstas as imunizações de 525 puérperas de até 45 dias, 3.200 gestantes e 21.140 crianças. Até a última sexta-feira, 69.460 pelotenses já haviam se imunizado. As vacinações iniciaram na tarde de segunda e a população já iniciou a procura nos lugares de referência para se imunizar ou vacinar os filhos. Foi o caso da Carla Reis, mãe da pequena Isabella, de apenas sete meses. “Vim já vacinar contra a gripe e conseguir as doses que estavam atrasadas. Nós estávamos cumprindo todo o calendário de vacinação mas, com a pandemia, algumas acabaram atrasando e conseguimos pôr em dia”, contou a mãe.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário